LAHGO COMUNITÁRIO

A LAHGO COMUNITÁRIO Pretende dar uma resposta social em várias áreas, desde o serviço de apoio domiciliário, atendimento de rendimento social de inserção e à existência de um espaço solidário.

  • Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)

    O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) presta cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias que tenham dificuldade em assegurar a satisfação das suas necessidades básicas diárias.

    Neste momento actuamos no Concelho de Almada, nomeadamente as freguesias de Pragal, Almada, Cova da Piedade, Cacilhas, Laranjeiro e Feijó.

    O SAD contribui para a melhoria da qualidade de vida do individuo e da sua família, proporcionando-lhes bem estar físico e psicológico.
    Actuamos de acordo com um plano individual e personalizado previamente elaborado e adequado a cada caso. Dispomos de um conjunto de actividades e técnicas de intervenção profissional, sendo elas:

    • Prestação de cuidados de higiene e conforto;
    • Confecção, transporte e distribuição de refeições;
    • Tratamento da roupa;
    • Arrumação e pequenas limpezas no domicílio;
    • Assistência medicamentosa;
    • Colaboração na prestação de cuidados de saúde;
    • Diligências ao exterior;
    • Acompanhamento Social;
    • Acompanhamento Psicológico;
    • Articulação com o Serviço de Fisioterapia da LAHGO;
    • Adequação da habitação e aconselhamento de Ajudas Técnicas;
    • Actividades de Animação Socioculturais;
    • Voluntariado;
    • Serviço de análises clínicas, através da recolha no domicílio.

    O valor do serviço será baseado numa análise personalizada com base nos rendimentos do Agregado Familiar do utente e dos serviços de que necessita.
    É importante agendar previamente um atendimento com a coordenadora técnica para solicitar o SAD. Os atendimentos são realizados às quartas-feiras no período da manhã (09h45 às 13h00).

    Para mais informações:
    Serviços Técnicos: das 9:30h às 17:30h de segunda-feira a sexta-feira.
    Tel: 210408760; Fax: 210408779
    Morada: Rua Luis Villas Boas, nº20/22, Laranjeiro
    E-mail: sad@lahgo.org

    Ligações úteis:
    Câmara Municipal de Almada
    Conselho Local de Acção Social de Almada
    Segurança Social

    Regulamento Interno SAD (PDF)>>

    Coordenadora Técnica: Maria João Vaz

  • RSI Atendimento

    O Rendimento Social de Inserção é uma prestação de natureza pecuniária e de carácter transitório, cujo objectivo primordial é assegurar aos beneficiários desta medida recursos que contribuam para a satisfação das suas necessidades mínimas, traduzindo-se num instrumento de combate à Pobreza e Exclusão Social.
    Mediante protocolo celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, em Março de 2005, com revisão em Outubro de 2007 e Julho de 2011, a LAHGO assumiu o compromisso de acompanhar 195 agregados familiares, residentes nas localidades de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Pragal (zona oriental), sendo a equipa pluridisciplinar constituída por 4 Técnicos Gestores de Processo e 6 Ajudantes de Acção Direta. A nossa intervenção desde o início está direccionada para um acompanhamento de proximidade, de modo a promover a autonomização das famílias e a minimizar os factores de maior vulnerabilidade social.
    Actualmente a equipa acompanha um total de 395 famílias, requerentes e beneficiárias desta prestação social, tendo como domínios prioritários de intervenção, o acompanhamento sistemático e personalizado nas diversas áreas de inserção: Saúde, Emprego e Formação Profissional, Educação, Habitação e Acção Social.
    A implementação de novas estratégias de intervenção, como: acções individuais e familiares para promoção de competências, efectivação de diligências de acompanhamento a serviços comunitários, atribuição de apoios económicos em espécie para a vertente da saúde, habitação e emprego, dinâmicas de grupo para melhoria da intervenção comunitária e a elaboração de protocolos informais e formais, têm permitido ao longo destes anos aperfeiçoar a inserção social e comunitária de todos aqueles que acompanhamos.

    Para mais informações:
    Av. Cristo Rei, nº 46D, 2800-054 Almada
    Telf.:212744369
    Email: rsi@lahgo.org
    Horário de funcionamento do serviço:
    2ª a 6ª das 9h00 – 13h00 / 14h00-18h00

    Links de interesse
    Instituto de Segurança Social, I.P.

    Guia Prático Rendimento Social de Inserção
    PDF

    Guia Prático Rendimento Social de Inserção – Condições de Recurso
    PDF

    Coordenadora Técnica – Dra. Tânia Gonçalves

  • Espaço Solidário

    O Espaço Solidário LAHGO é uma resposta social criada em Julho de 2011 que visa a promoção da qualidade de vida e bem-estar social da população do Concelho de Almada. Esta iniciativa procura colmatar as necessidades primárias das famílias, ao nível da alimentação, vestuário, calçado, produtos de higiene, entre outros.
    Esta resposta contempla dois Programas distintos:

    • Fundo Europeu de Apoio a Carenciados (FEAC) / Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC);
    • Programa Apoiar.

    O FEAC é um Programa da Comunidade Europeia promovido em colaboração com o Ministério da Agricultura e Segurança Social. Neste âmbito, a LAHGO efectua às Entidades Oficiais as candidaturas deste apoio no início do ano civil, aguardando posteriormente a sua aprovação e recepção dos géneros alimentícios, mediante os recursos existentes. Salienta-se que este apoio pode decorrer em duas fases espaçadas ao longo do ano.
    Por forma a garantir o apoio às famílias que vão solicitando apoio ao longo do ano, a LAHGO criou o Programa Apoiar que abrange um apoio diversificado, com um carácter pontual às famílias sinalizadas pelas entidades parceiras do concelho de Almada e Equipa de Rendimento Social de Inserção da LAHGO, enquanto equipa de proximidade e acompanhamento aos agregados familiares em vulnerabilidade social.
    Em ambos os Programas existem critérios de avaliação específicos, pelo que as famílias necessitam de atestar a sua situação de precariedade económica.
    Face ao actual contexto socioeconómico, o Espaço Solidário LAHGO-Apoiar proporcionou em 2013, o apoio de 272 famílias.
    Para que seja possível alargar o número de famílias apoiadas, bem como a diversidade de apoio apelamos ao envolvimento da comunidade em geral.
    Ajude-nos a ajudar!

    • Enlatados (salsichas, grão, feijão, atum…)
    • Leite;
    • Massas;
    • Bolachas;
    • Material escolar;
    • Cobertores e lençóis;
    • Produtos de higiene pessoal;
    • Produtos de higiene da casa.

    Onde entregar:
    Av. Cristo Rei, nº 46D/46ª, 2800-054 Almada
    Telf.:212744369
    Email: geral@lahgo.org
    Horário:
    2ª a 6ª das 9h30 – 13h00 / 14h00-17h30

    Catalogo Apoiar LAHGO (PDF)>>