4_CONGRESSO-PALIATIVOS-PORTO_2

A LAHGO esteve presente este fim-de-semana no 4º Congresso de Paliativos, do IPO do Porto, representada pela Dra. Lara Neves onde foi transmitido a realidade de um ano de abertura da LAHGO Continuados de Longa Duração e Manutenção.
Vários foram os elementos da equipa multidisciplinar da LAHGO que marcaram presença no Congresso.

4ºCONGRESSO PALIATIVOS PORTO

CUIDADOS DE PALIAÇÃO NUMA UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS DE LONGA DURAÇÃO E MANUTENÇÃO
Lara Neves, Sara Alves & Ana Jorge
Lara Alexandra da Silva Neves, Lara Neves, Rua Luís Villas Boas nº20/22 Laranjeiro, Psicologia Clínica, OPP 010244.

As Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM) são uma das tipologias da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), assegurando a prestação de cuidados de saúde com caracter temporário ou permanente e apoio social, a pessoas com doenças crónicas ou diferentes níveis de dependência.
O objetivo da comunicação é transmitir a experiência do 1º ano de funcionamento da ULDM da LAHGO, refletindo sobre a realidade vivida.
Analisámos comparativamente os critérios de referenciação contidos na Diretiva Técnica para a integração e intervenção com os utentes encaminhados para as ULDM e a descrição dos utentes internados na ULDM da LAHGO.
Foram analisados 77 casos clínicos e monitorizadas as variáveis sociodemográficas, diagnóstico e regime de internamento. Os dados foram recolhidos através do Aplicativo de Monitorização da RNCCI, entre os meses de outubro de 2013 e setembro de 2014.
Para além da mais-valia das linhas orientadoras para integração de utentes na ULDM, a componente humana no seu acolhimento e a sensibilidade para a análise dos casos integrados permitem-nos um conhecimento da realidade que diverge do referencial teórico vigente.
Verificámos que uma percentagem considerável de utentes admitidos nesta unidade, preenchem critérios clínicos de integração em Unidades de Cuidados Paliativos, o que não se coaduna com as diretivas supracitadas. O distress emocional que a realidade paliativa implica, exige um investimento técnico e psicológico mais especializado para intervir adequadamente na confrontação diária com o sofrimento. Acreditamos que esta reflexão seja um contributo que permita o desenvolvimento de novas linhas de orientação, investigações e intervenções nas ULDM.

2014 © Copyright - Liga de Amigos do Hospital Garcia de Orta # developed by serroalto

Contato        21 040 87 60